Contratar uma agência de inbound marketing é uma solução eficiente quando se quer implementar essa estratégia e atrair mais leads e negócios, contribuindo positivamente para o crescimento da empresa.

Uma das principais dúvidas de gestores que nunca trabalharam com agências de inbound marketing é o que elas fazem, especificamente. Aqui, respondemos essa questão. Confira e entenda!

ilustração inbound marketing pessoas sendo atraídas

Inbound marketing: o que é?

Antes de saber o que a agência faz, é essencial saber o que é inbound marketing. Esta é uma estratégia de marketing digital focada na atração de leads (pessoa que demonstrou interesse por algo que sua empresa disponibiliza) e geração de vendas.

Para atingir esse resultado, faz-se uso do marketing de conteúdo. O motivo de utilização dessa ferramenta é simples: atualmente, qualquer pessoa que precisa resolver algo recorre à internet, especificamente a motores de busca, pesquisando um conteúdo que lhe ajude.

Se sua empresa cria esse conteúdo, aumenta a chance de ser encontrada por um potencial cliente, terá a oportunidade de captá-lo como lead, criar e nutrir um relacionamento de confiança que o levará a realizar uma compra.

 

Por que investir em inbound marketing?

O inbound marketing se destaca por ter benefícios especiais, sobretudo em comparação a outras estratégias de marketing digital. Veja o que sua empresa consegue ao fazer esse investimento:

 

Atração de leads a um custo reduzido

Um dos principais diferenciais do inbound marketing é possibilitar atrair leads a um custo reduzido, principalmente quando se pensa em estratégias como Ads, que demandam um orçamento inicial maior.

 

Aumento das vendas

Com um número maior de leads, sua empresa amplia suas possibilidades de realizar novos negócios e aumenta as vendas. Portanto, é uma opção para incrementar o faturamento.

 

Maior visibilidade e autoridade

A produção e divulgação de conteúdo possibilita que a empresa tenha maior visibilidade e consiga se fixar como autoridade no segmento em que atua, de modo a se destacar entre os concorrentes e ter preferência em casos de dúvida de compra.

 

Otimização do fluxo de vendas

Com o inbound marketing, a empresa consegue desenvolver um fluxo de vendas otimizado e personalizado a cada lead, o que aumenta a assertividade da ação, bem como a possibilidade de realização de vendas.

 

Responsabilidades da agência de inbound marketing

A agência de inbound marketing é responsável por diversos processos. A seguir, listamos os principais! Confira e conheça quais são os mais comuns:

 

Identificação de objetivos e alinhamento de expectativas

Trata-se de uma das etapas iniciais de toda estratégia de inbound marketing: a agência identifica quais os objetivos da empresa e alinha expectativas ao que é possível atingir, considerando especificidades do cliente.

 

Elaboração do planejamento

A agência também atua na elaboração do planejamento, que sempre menciona objetivos e plano de ação para atingi-los. Esse planejamento funciona como um guia, que possibilita que o cliente saiba o que será realizado, além de delimitar prazos, orçamentos, entre outros.

 

Execução do plano de ação

Trata-se da fase de execução do que foi estabelecido no planejamento, com a implementação do inbound marketing. Há a criação de conteúdo considerando persona e etapa da jornada de compras dos leads.

 

Monitoramento e mensuração de resultados

Um dos diferenciais de toda estratégia digital é a possibilidade de monitoramento e mensuração dos resultados, passando a ter dados importantes que poderão dar suporte em outras ações da empresa, além de possibilitar que o cliente visualize com maior facilidade e rapidez o que conquistou com o investimento em inbound marketing.

 

O que considerar na escolha da agência de inbound marketing?

Existem diversas agências de inbound marketing, o que dificulta a escolha da ideal. Mas, há pontos essenciais que ajudam a contratar uma agência adequada às suas necessidades. Conheça, a seguir, quais são eles e os considere para contratação:

 

Experiência e equipe

O ideal é que a agência tenha experiência em inbound marketing e marketing de conteúdo, inclusive em outras estratégias complementares, para garantir um trabalho de qualidade elevada.

A equipe também deve ter experiência e/ou capacitação na área e, se possível, certificações. Dessa maneira, garante-se que sua demanda seja atendida por profissionais qualificados, aumentando seu ROI (Retorno sobre o Investimento).

 

Referências

Antes de contratar, busque referências da agência, preferencialmente entre clientes. Outra dica essencial é verificar cases de sucesso, o que normalmente é indicado no site da própria agência.

 

Atuação da agência

Busque saber como é atuação da empresa, se é voltada a conhecer e entender o negócio para realizar um trabalho personalizado e que atenda suas expectativas e necessidades.

Também verifique se a equipe está disponível para sanar dúvidas ou realizar ajustes em projetos quando necessários. Dessa maneira é possível saber previamente como atua, evitando surpresas.

 

Orçamento

Se o orçamento fornecido pela agência de inbound marketing for muito baixo, desconfie, porque o barato pode sair caro. Prefira a que ofereça melhor custo-benefício, sempre de acordo com os valores que são comumente praticados pelo mercado.

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