Ainda não se sabe ao certo qual vai ser a data das eleições municipais de 2020, entretanto, a corrida já está à postos e alguns nomes já se fortaleceram nas urnas mesmo antes de sair a lista geral de candidatos a Prefeitura de SP 2020. Entre eles, está o jornalista e deputado Celso Russomanno (Republicanos) e a ex-prefeita da capital paulista, Marta Suplicy.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Empresa Brada Comunicação para a corrida de candidaturas para a prefeitura de São Paulo Celso Russomanno conta com 16% das intenções de voto, enquanto que a margem da Marta Suplicy está em 13%, uma corrida acirrada até o momento. O atual prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 11,2% das intenções de voto.

A pesquisa entrevistou 2.048 pessoas de 8 a 10 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o registro no TSE é o SP-05510/2020. Vale considerar que a pesquisa foi realizada antes da pandemia do novo coronavírus mudar o ruo eleitoral de todo o Brasil, sobretudo na política. Por isso, ainda não é certo saber se ambos estão liderando as corridas para a prefeitura de São Paulo. Mesmo assim, vale considerar esses nomes como os mais fortes até a liberação geral da lista de candidatos, o que vai acontecer até setembro de acordo com o calendário do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). 

Celso Russomano vs Marta

Divulgação da primeira pesquisa eleitoral para São Paulo em 2020

Os entrevistados foram perguntados sobre qual tipo de pensamento o próximo representante deveria ter dentro da Prefeitura. Os resultados foram:

  • 53,8% – preferem 1 prefeito com “pensamento moderno”;
  • 36,5% – preferem 1 prefeito com “pensamento conservadores”;
  • 8,2% – se dizem indiferentes;
  • 1,5% – não sabe/não respondeu.

O levantamento também ouviu dos entrevistados a possibilidade sobre eleição de cabo eleitoral. As respostas dos entrevistados foram:  s39,6% – preferem 1 candidato apoiado pelo ex-presidente Lula;

  • 24,3% – preferem 1 candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro;
  • 14,3% – preferem 1 candidato apoiado pelo governador João Doria (PSDB);
  • 18,7% – preferem 1 candidato que não seja apoiado por nenhum nome;
  • 1,8% – não sabe;
  • 1,3% – se diz indiferente.

Qual é o percentual de aprovação do atual prefeito Covas?

A pesquisa também avaliou o índice de aprovação do atual prefeitura Bruno Covas (PSDB). Ao todo, 55,5% disse reprovar a gestão, enquanto outros 26,7% aprovaram a administração. O restante dos 17,8% entrevistados preferiram não responder.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *