A finalidade do marketing digital, é chamar a atenção de um potencial cliente por meio de conteúdos informativos, que visão criar um relacionamento lucrativo para ambas as partes.  Consideramos lucrativo para ambas as partes, já que a empresa vende seu produto e o visitantes conseguem matérias informativos importantes, além de um bom produto ou serviço.

Mas, o que é marketing digital? A definição é, a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor a um produto ou serviço, com a finalidade de satisfazer as necessidades de um público-alvo visando rentabilidade.

Portanto, o universo do marketing é muito amplo e não compreende só no ato de vender um produto ou serviço. Assim, uma boa estratégia de marketing envolve, pesquisa, planejamento e posicionamento no mercado, ela gera valor para consumidor e cliente.

A imagem mostra de forma simplificada como funciona o marketing digital.

Os conceitos do 4ps no marketing digital

Apesar de a aplicação ser no mercado digital, ele ainda segue os conceitos básicos, marketing digital como funciona os 4ps?

  • Produto: mais do que o produto em si, envolve qualidade, design, conceito, forma, garantia, serviços, assistência técnica, entre outros tópicos. Um produto pode ter a finalidade de aquisição, apreciação, consumo ou uso, para satisfazer uma necessidade ou desejo. Para definir todos esses pontos é preciso conhecer muito bem sua persona e quais atributos ela valoriza em um produto.
  • Preço: precificar um produto, vai além de calcular custos da produção, divulgação, distribuição, mão de obra e margem de lucro. Há mais questões envolvidas por trás da precificação de um produto, é preciso considerar o valor agregado ao produto. Quanto mais sua empresa se torna uma referência no mercado maior é o seu valor agregado.
  • Praça ou distribuição: é o tópico que se refere ao modo que o cliente encontra o seu produto. Englobamos, ponto de distribuição, de venda, sites, logística e em como tornar seu produto visível para os seus clientes.
  • Promoção: como o seu produto é divulgado? Qual é a comunicação e a linguagem que é usada para atingir seu público alvo? Como tornar sua marca uma autoridade no mercado e oferecer um produto que atenda a todos os desejos e necessidades da sua persona. Para isso, a agência de marketing digital faz uma pesquisa para conhecer sua persona e seus concorrentes para criar uma estratégia.

 

Tipos de marketing que podem ser aplicados ao digital

Trabalhar com o marketing digital pode ser um desafio, já que é preciso muita pesquisa e planejamento do analista de marketing digital para decidir a melhor estratégia. E não é só isso, é preciso entender quais ferramentas de marketing digital são mais apropriadas para a estratégia escolhida.

Então, vamos conhecer os principais tipos de marketing:

 

Marketing Digital

É um conjunto de ações que levam informações direcionadas a um grupo de pessoas através dos meios digitais, com o objetivo de promover um produto ou empresa. Dessa forma, as principais estratégias são, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, otimização de conversão (CRO) e marketing de busca (SEM).

 

Marketing de conteúdo

Essa estratégia também auxilia na construção da autoridade da sua marca. Sobretudo, temos algumas formas de executar essa estratégia, usamos conteúdos direcionados ao blog, vídeos, redes sociais e e-mail marketing. Por isso, mais uma vez ressaltamos a importância de ter uma agência de marketing digital como parceira do seu negócio!

 

Inbound Marketing

Portanto, aqui o objetivo é atrair e fidelizar clientes, a tradução livre do Inbound marketing é marketing de atração. Aliás, essa atração é conquistada por meio da produção de conteúdos de qualidade e que ofereçam informações valiosas para o seu público alvo.

Contudo, além desses, podemos citar outros tipos de marketing:

  • Outbound Marketing;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing de produto;
  • O famoso marketing de guerrilha;
  • Marketing Viral;
  • Endomarketing;
  • O Marketing empresarial;
  • Marketing Social;
  • Marketing Pessoal.

Essas são algumas formas de demonstrar como funciona o marketing digital.

 

Estratégias para sua empresa no digital

Agora que você já descobriu como fazer marketing digital, vamos dar algumas dicas de marketing digital para suas estratégias. Primeiramente, antes de pensar em usar qualquer uma dessas estratégias de marketing que citamos anteriormente. É essencial que sua empresa entenda quem é a sua persona e o que seu produto faz por ela!

Então, qual dor ele resolve? Tudo sobre marketing digital, gira entorno da solução que o seu produto oferece a dor que sua persona tem. Sendo assim, no marketing digital significado de todas as ações aplicadas.

Portanto, uma empresa de marketing digital pauta todas as suas ações para resolver um problema através de conteúdo, produtos e serviços! Assim, as principais dicas que podemos oferecer são as seguintes:

  • Entenda seus consumidores.
  • Faça uma análise de dados.
  • Tenha uma boa equipe para te auxiliar, de preferência que seja especializada.
  • Investir em anúncios também é fundamental.
  • Aprenda a usar o funil de vendas.
  • Use e abuse do e-mail marketing.
  • Tenha um planejamento a longo prazo.
  • Invista em marketing de conteúdo.
  • Trabalhe também com o marketing de influência.
  • Aprenda mais sobre o assunto!

Aproveite as dicas e torne sua empresa uma referência no mercado digital hoje mesmo!

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